Expertise em tecidos e acabamentos
Kit EPI completo
1. Touca árabe
Boné tipo touca árabe, com saias mais longas para maior proteção do rosto, cabeça e pescoço, além de conter elástico na parte traseira para melhor ajuste e conforto na cabeça. Garante total proteção contra sol e defensivos agrícolas, quando usado junto com a viseira.
2. Viseira
A viseira JOFEGE foi desenvolvida com espuma de polietileno expandido para não permitir a absorção de substâncias externas. Seu formato garante conforto e encaixe perfeito na cabeça. Pode ser utilizada juntamente com a touca árabe.
3. Jaleco
A JOFEGE desenvolveu o jaleco para a proteção do tronco e braços, que utiliza em sua composição um tecido resultante da mistura de poliéster e algodão, gerando conforto e segurança para o usuário.
4. Avental
Avental confeccionado em nylon ou pvc, ambos tecidos impermeáveis, garantindo proteção extra ao usuário. A peça é capaz de proteger as costas, como no caso de uso de bomba costal, e também a parte da frente, em atividades como o preparo de calda.
5. Calça com perneiras
As calças desenvolvidas pela JOFEGE são confeccionadas com acabamento hidro-repelente de alta qualidade e resistência.
Os EPIs da JOFEGE garantem a total proteção ao usuário, já que além do exclusivo acabamento hidro-repelente ela possui uma costura rebatida, não permitindo a penetração do produto e evitando que a costura abra ou rasgue com o uso.
A Jofege Têxtil fabrica e comercializa kits completos de EPI´s em 2 tecidos diferentes:
Sarja
Nosso kit de EPI Agrícola produzido em sarja utiliza em sua composição algodão e poliéster de alta qualidade e gramatura pesada, resultando em peças resistentes ao trabalho do campo.
Tela
O kit de EPIs com tecido em tela, um misto de algodão e poliéster com gramatura mais leve, também possui acabamento hidrorepelente.
Nossos principais diferenciais
Além da qualidade e credibilidade de mais de 30 anos, os EPIs da Jofege Têxtil apresentam:
Modelagem que se adequa à expectativa do cliente
Acabamento diferenciado, maior durabilidade e mais tecnologia empregada
Acabamento totalmente livre de PFOA (Ácido perfluorooctanóico)
Costura altamente resistente
Qualidade em nossas matérias primas
Dados técnicos dos EPI'S JOFEGE Têxtil
O uso do EPI é obrigatório, e há duas leis que o regulamentam: NR 06 – Equipamento de Proteção Individual e NR 31 – Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura.
Na hora de buscar estes EPIs, é importante se certificar de que eles possuem um CA (Certificado de Aprovação) concedido pelo Ministério do Trabalho. Este selo garante que o EPI foi exposto a teste e conseguiu aprovação. Dessa forma, entende-se que ele está pronto para resguardar o profissional aos riscos da atividade.
Pontos cruciais para um EPI, oferecer a proteção necessária ao trabalhador, deve ser confortável e de fácil vestimenta.
Importância da utilização dos EPIs na aplicação de agroquímicos
EPIs são Equipamentos de Proteção Individual. A principal razão para usar EPI no trabalho agrícola é evitar o contato com elementos tóxicos, como os pesticidas, fumaças e partículas geradas a partir de movimento. Além disso, os equipamentos de proteção também podem evitar cortes e perfurações ocasionadas por elementos do meio rural, como espinhos e galhos de plantas.
Ordem correta de vestir / retirar os EPI´s
O EPI deve estar sempre limpo e descontaminado antes de seu uso. Verifique as condições de repelência, costura e aspectos gerais antes de vestir. Se todas as peças estiverem em boas condições para uso, vista-as sobre uma roupa de algodão para maior conforto.
Vestir: 1 – Calça | 2 – Jaleco | 3 – Botas | 4 – Avental | 5 – Respirador | 6 – Viseira Facial | 7 – Touca Árabe | 8 – Luvas
Após o uso das peças, lave muito bem luvas e botas com água e sabão neutro, para então iniciar o processo de retirada dos outros equipamentos. Siga corretamente o procedimento.
Retirar: 1 – Touca Árabe | 2 – Viseira Facial | 3 – Avental | 4 – Jaleco | 5 – Botas | 6 – Calça | 7 – Luvas | 8 – Respirador
Como lavar os EPI´s
Para preservar seu equipamento de segurança, ele precisa ser lavado logo após seu uso. Utilize luvas nitrílicas para lavar e manusear o EPI contaminado.
Instruções de lavagem:
LAVAR separadamente das roupas comuns, não deixar de molho, nem esfrega, não torcer, usar sabão neutro, não pode usar cloro, alvejante nem amaciante, pois esses itens podem comprometer a hidro repelência. Após a lavagem, o EPI deve ser bem enxaguado, secado à sombra e passado com ferro quente. Isso é importante para reativar a repelência e proporcionar maior durabilidade de se EPI. Não passe o ferro quente nas partes impermeáveis do tecido.
Como armazenar os EPI´s
A vestimenta deve ser armazenada em local limpo e seco.